Gostou? compartilhe!
Todo projeto, independente de sua esfera social, necessita de uma boa administração para o alcanço das metas estipuladas. Tratando-se de projetos culturais, não há diferença.
O setor de administração de projetos culturais é indispensável no momento de desenvolvimento do projeto cultural.
O contato diário com a cultura através da administração de projetos culturais permite que o responsável se envolva no projeto e crie uma responsabilidade sociocultural, visando à administração de um bom conteúdo que se tornará futuramente um canal de acesso à cultura, para uma população carente que desconhece ou não possui interesse nas diversas manifestações artísticas.
O papel do administrador dentro da administração de projetos culturais é de contribuir para o desenvolvimento da cultura no campo econômico, através da realização dos projetos culturais. Embora o campo seja administrativo, o setor de administração de projetos culturais intermedia o artista, as empresas que incentivam ou apoiam, o Ministério da Cultura e o público-alvo através do trabalho de organização e administração perante tudo o que é necessário para a execução do projeto assessorado por uma administração de projetos culturais.
A função primordial da administração de projetos culturais é de proporcionar as condições necessárias para que o projeto cultural se realize. O administrador dentro da administração de projetos culturais busca através de estratégias, fazer com que o público se aproxime mais do âmbito da cultura sendo expectador ou participante ativo destes projetos.
O responsável pela administração de projetos culturais também pode, entre outras funções, ser o administrador do próprio produtor cultural e auxiliá-lo na produção e realização da obra. Pode também assessorar diretamente o Estado ou o público do projeto em suas atividades. O importante é organizar todo o necessário para a concretização da obra cultural utilizando-se de todas as estratégias e recursos do âmbito econômico, disponíveis na administração de projetos culturais.